PRÓLOGO
  • Introdução ao conceito de Storytelling e Estratégia
    • Aula 1
    • A mentira que toda história tem em comum
  • Estrutura narrativa e estratégia
    • Aula 2
    • O que faz um herói?
    • A Literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma | Dante Gallian
    • História x Narrativa? E por que isso é importante para gerentes de produto e designers
    • Quais são os elementos da narrativa? Como devem ser usados?
  • Qual o tema da sua história?
    • Aula 3
    • Como grandes líderes inspiram ação
    • Criando uma organização orientada por propósitos
    • Você sabe aonde quer chegar?
  • ATO 01
  • Era uma vez...
    • Aula 4
  • O personagem
    • Aula 5
    • Vontade vs Necessidade
    • Protagonismo vs Antagonismo
    • Proposta de valor: o que é e como funciona
    • 7 dos melhores exemplos de proposta de valor que já vimos
  • O ambiente
    • Aula 6
    • O que é a análise de ambiente e como realizá-la?
    • Fatores do ambiente interno e externo que influenciam a tomada de decisões organizacionais
  • O ambiente dinâmico: aprendendo com a música
    • Aula 7
    • O que VUCA realmente significa para você
    • Explorando a Improvisação no Jazz
    • O que é e como lidar com o mundo VUCA?
  • Um sonho
    • Aula 8
    • Um pequeno passo
    • Execução transforma estratégia em ação
    • Como executar a estratégia e por que é tão difícil
  • Encerrando as apresentações
    • Aula 9
  • ATO 02
  • Introdução à Jornada do Personagem
    • Aula 10
  • Construindo a Jornada - Identificando possibilidades
    • Aula 11
    • A história de como trabalhamos
    • O que é ambiente organizacional e como ele influencia os negócios?
    • Relação entre uma organização e seu ambiente
  • O mapa da Jornada
    • Aula 12
    • Como resolver desafios organizacionais
    • Os desafios organizacionais na era das mudanças
    • Quantos dos 10 principais desafios organizacionais mais comuns atormentam sua empresa
  • Detalhando a história
    • Aula 13
    • O que é um Storyboard?
    • Como criar Storyboard?
  • No jardim, nem tudo são flores
    • Aula 14
    • A grande mentira do planejamento estratégico
    • Planejamento Estratégico: Erros e Acertos
  • ATO 03
  • E viveram felizes para sempre?
    • Aula 15
  • Indicadores de um final feliz
    • Aula 16
    • Sonhos realizados: O poder do planejamento estratégico) | Ayoub BOUKHATEM | TEDxHECAlger
    • Indicadores Estratégicos
    • 27 exemplos de Indicadores Chave de Desempenho
    • A diferença entre planejar e realizar
  • Monitorando o Felizes para sempre
    • Aula 17
    • 4 tipos de mudança organizacional para manter a empresa competitiva
    • Como implementar a estratégia de gerenciamento de mudanças
  • EPÍLOGO
  • Utilizando o conceito de Storytelling para a gestão de projetos
    • Aula 18
  • Encerramento
    • Aula 19
    • Propósito Estratégico
    • Jornada do Herói
    • Propósito
    • Propósito estratégico

Descrição do curso

Este curso é uma proposta metodológica e analítica para aprender estratégia e planejamento utilizando o storytelling.

Ao longo do curso serão explorados conceitos de estratégia, propósito, planejamento e gestão de projetos, dentre outros, de modo a colocar o aluno como narrador de uma história, a história que a empresa gostaria de contar. Assim, este curso está organizado em atos.

O Ato 1 é sobre o personagem, o ambiente e seu sonho, isto é, é sobre a empresa, seu contexto e sua missão ou propósito organizacional.

O Ato 2 é sobre a jornada do personagem, isto é, é sobre como realizar um planejamento estratégico para garantir o propósito da empresa na prática.

Por fim, o Ato 3 é sobre o final feliz da história, isto é, sobre como desenvolver indicadores de monitoramento e como gerenciar projetos.

Além disto, o prólogo é a introdução ao curso, enquanto o epílogo é o encerramento dele. Deste modo, tal qual uma peça de teatro, este curso está organizado em atos, partindo da premissa do storytelling na própria organização dos conteúdos.

Ao longo destes atos são apresentados conceitos e reflexões que posicionam o aluno como narrador de uma história.

Deste modo, ao final do curso o aluno é capaz de utilizar ferramentas aplicáveis em diferentes contextos organizacionais, com a finalidade de formular, planejar e executar uma estratégia, isto é, colocar o planejamento estratégico em prática, além de monitorar os resultados.

Tudo isto com a premissa de construir uma narrativa com propósito.

Categoria: Gestão

Informações gerais

Conteúdo
  • Introdução ao conceito de Storytelling e Estratégia
  • Estrutura narrativa e estratégia
  • Qual o tema da sua história?
  • Era Uma Vez
  • O personagem
  • O ambiente
  • O ambiente dinâmico: aprendendo com a música
  • Um sonho
  • Encerrando as apresentações
  • À jornada do personagem
  • Construindo a jornada - identificando as possibilidades
  • O mapa da jornada
  • Detalhando a história
  • No jardim, nem tudo são flores
  • E viveram felizes para sempre?
  • Indicadores de um final feliz
  • Monitorando o "felizes para sempre"
  • Utilizando o conceito de Storytelling para a gestão dos projetos.
  • Encerramento
Objetivo

O curso busca ensinar de maneira lúdica e didática sobre planejamento estratégico, trabalhando conceitos de estratégia e storytelling.

Metodologia

O curso é composto por aulas expositivas dos professores, tanto individuais, quanto em interação, contando com participações especiais de especialistas em temáticas específicas. 

Além disto, ao final das aulas o aluno encontrará materiais complementares e exercícios de fixação do aprendizado.

Professores

Fernanda Aparecida Xavier Arruda

Graduada em Comunicação Social pela UFPR, Especialista em Marketing pela PUCPR e Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico, também pela PUCPR. Já atuou nas áreas de Marketing e Comunicação, e hoje atua na área de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos.


Rodrigo Alexandre de Melo

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Já atuou como professor para o curso de Administração, graduação e pós-graduação, e hoje atua com planejamento e análise de dados na área de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul.



Storytelling%2bcard

CONFIRA AS VANTAGENS DE APRENDER COM A GENTE

NOSSOS CURSOS SEMPRE COM VOCÊ

Conteúdos de qualidade para assistir, estudar e acompanhar de onde você quiser. Seja no tablet, smartphone ou laptop.

TEMPO PARA APRENDER

Você pode assistir quantas vezes quiser todas as aulas do seu curso até concluí-lo, durante 180 dias. Assim fica mais fácil aprender. Comece agora!

ESPIRITUALIDADE

Cursos livres que vão ajudar a despertar seu propósito de vida, sua interioridade e trazer mais humanização para o mundo.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Com a experiência dos nossos pesquisadores, filósofos, teólogos, historiadores e sacerdotes, garantimos aulas bem planejadas e de qualidade.